Botswana, Foto T.Abritta, 2008

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Jardim Botânico: Patrimônio Ameaçado


O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um dos maiores patrimônios da Natureza e de nossa História. Sua famosa aleia de palmeiras (ver Figura 1) foi cultivada por anos a partir da “Palma Mater” trazida para o Brasil em 1810. Tem sido fotografada e admirada por tantos, como o famoso fotógrafo Marc Ferrez em 1890. Mas, toda esta beleza que nos emociona em cada recanto deste santuário (ver Figura 2) está ameaçada.

Figura 1 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Foto T. Abritta, 2005


Figura 2 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Foto T. Abritta, 2005

Na Figura 3 mostramos uma visão não usual deste parque. Esta fotografia foi tirada do alto de um prédio na Ponte de Taboas. No primeiro plano as palmeiras imperiais e ao fundo as montanhas que levam à Vista Chinesa. Em pouco tempo esta paisagem poderá estar alterada com a depredação ambiental promovida pelo governo federal e incentivada por vereadores e deputados(*) na busca do voto fácil: escondidas na vegetação existem mais de seiscentas casas – ocupando áreas do próprio Jardim Botânico – e trilhas abertas por traficantes cortam as matas sob a complacência de autoridades federais e estaduais.
Em pouco tempo surgirão as clareiras com consequentes quedas de barreiras, lamaçal nos rios que deságuam na Lagoa Rodrigo de Freitas e desastres com perdas materiais e vidas. Basta subirmos pela Rua Pacheco Leão, fundos do Parque, para vermos essa tragédia eminente devido a abertura de estradas, trilhas, campos; materiais de construção e lixo por toda parte.
Urge defendermos este patrimônio, urge denunciarmos os responsáveis por estes crimes contra a Natureza e a Cultura!

(*) Vereadores Adilson Pires (PT), Reimont (PT) e Aliomar Coelho (PSOL); Deputado Federal e ex-Ministro da Integração Racial Edson Santos (PT).

Figura 3 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Foto T. Abritta, 2007

Ler mais em:
“Entre o homem e a natureza” e “Meio Ambiente e Literatura”

Nenhum comentário:

Postar um comentário