Botswana, Foto T.Abritta, 2008

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Um Mundo de Imagens – Reflexão Óptica e Fotografia: primeira parte

Publicado no Montbläat em julho de 2007.

          A técnica e a arte fotográfica a cada dia tornam-se mais importantes no Brasil.  Isto é atestado pela qualidade das imagens em nossos meios de comunicação e pelas inúmeras exposições e eventos relacionados a fotografia que acorrem por aquiAtualmente no Rio de Janeiro continua a FOTORIO - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro e em São Paulo, inicia-se em julho o 8º Mês Internacional da FotografiaEstes dois eventos promovem dezenas de exposições e instalações em centros culturais, galerias e espaços diversosLevados por esta corrente fotográfica, vamos voltar ao nossoMundo de Imagens”, falando sobre reflexão óptica e fotografia.  Vamos iniciar a nossa conversa observando e comparando as fotos apresentadas nas Figuras 1 e 2, que foram tiradas de uma antiga fazenda de café com um intervalo de tempo de aproximadamente noventa anos.  A primeira fotografia é do início do século XX e mostra a tulha e o pátio de secagem dos grãos de café desta fazenda, tendo sido obtida através de uma revelação digital de um negativo de vidro.  A segunda fotografia é uma imagem digital obtida no ano de 2004.  Se observarmos a disposição das portas e janelas em ambas as fotos, veremos que a par da remoção da chaminé e de um bloco sem janelas, que aparecem na foto primitiva, elas são iguais, desde que consideremos que a primeira foto (V. Figura 1) sofreu uma reflexão especular.  Uma análise dos arquivos originais mostrou que de fato isto ocorreu, tendo sido a imagem da desta fotografia invertida no processamento digitalPortanto ambas as fotos mostram a mesma cena, que obtidas de ângulos opostos e podem ser usadas na análise arquitetônica da tulha desta fazendaAlém deste exercício visual, fica aqui um alerta para os cuidados no uso de imagens fotográficas em História.  Os livros Fotografia & História e Realidades e Ficções na Trama Fotográfica, ambos de Boris Kossoy abordam com profundidade este tema.
          Cuidados com a inversão de um negativo no processo de escaneamento e outras falhas digitais são importantes, pois muitos acervos domésticos e arquivos de diversas instituições têm sido copiados digitalmente, sendo que no primeiro caso os originais muitas vezes são descartados.  No segundo caso, os originais são preservados, mas os pesquisadores passam a trabalhar apenas com as versões digitais

          Esta conversa levou-me a um saudosismo daquelas velhas sessões de projeção de slides, quando os cromos eram montados invertidos e dizíamos que a imagem estava com o lado direito trocado com o esquerdo, como se sofresse uma reflexão especular.  Lembrei-me também das velhas câmaras fotográficas como a lendária Rolleiflex e a Olympus OM1, sendo esta última o máximo da tecnologia para máquinas fotográficas leves com lentes compactas. 


Figura 1 – Tulha de uma fazenda de café.  Revelação digital de um  negativo de vidro.


Figura 2 - Tulha de uma fazenda de café.  Imagem digital de 2004. Foto T.Abritta.

          Na Figura 3 homenageamos uma destas câmaras com o “Autorretrato de Allan e Diana com Rolleiflex”.  Esta imagem foi obtida com uma segunda máquina fotográfica, ajustada para disparar automaticamente após um intervalo de tempo.  Na foto apresentada na Figura 4, o autorretrato foi obtido através de uma superfície reflexiva, como mostra a inversão das letras que aparecem na imagem e se observarem, a câmara está sendo acionada com a mão esquerda, o que implicaria em ter sua construção invertida. 
          Aqui vamos fazer uma pausa na nossa conversa, deixando a pergunta: se a imagem de um espelho inverte o lado direito com o esquerdo, por que o lado de baixo não é invertido com o de cima
Na próxima semana continuaremos.


Figura 3 – Autorretrato de Allan e Diana com Rolleiflex, por Diana e Allan Arbus, publicada no artigo Mr. and Mrs. Inc., Glamour, abril de 1947.


Figura 4 – Auto Retrato Sr. e Sra. K. 
Obtido com uma câmera Olympus OM1.






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