Botswana, Foto T.Abritta, 2008

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Inspiração Fotográfica


          Nesta crônica continuamos com nossas sinhazinhas de Recriação Fotográfica, destacando suas poses e os cenários como mostramos na Figura1 (a) e (b).
          Nosso fotógrafo explora cenas onde as modelos, com seus longos cabelos e vestidos, tal ninfas dos bosques, aparecem dentro de rios e diante de cachoeiras.  Com os longos tempos de exposição as águas ficam sedosas, dando uma moldura etérea para nossas super models
          Estes cenários não eram comuns para as fotos da época, ainda mais que as águas sugeriam a nudez de um banho na natureza.
          Qual teria sido a fonte de inspiração de nosso fotógrafo? 
          A fotografia nasceu, assim como as outras artes, sempre procurando inspiração em obras precedentes.  Inicialmente as imagens de modelos copiavam poses em obras clássicas, e fotógrafos de estúdios contratavam as mesmas modelos que posavam para pintores e escultores, reproduzindo cenas e gestos usados nestas artes.

          Nas Figuras 2 e 3 reproduzimos duas pinturas de Renoir, deixando para o leitor as comparações com nossas sinhazinhas.  Note a grande semelhança da pintura Jovem Banhista com a imagem da primeira de nossas modelos, e da Banhista Sentada com a segunda.

Figura 1. (a) Sinhazinha sentada no rio. (b) Sinhazinha e a cachoeira

          Coincidência ou não, nosso fotógrafo anônimo era um inovador, sempre carregando seus pesados equipamentos pelo campo, centrando a temática na beleza das jovens em meio à natureza, merecendo, portanto, tal comparação.


Figura 2. Jovem Banhista. (a) Pintura original.
 (b) Redução para escala de cinzas.

  
Figura 3. Banhista Sentada. (a) Pintura original. 
(b) Redução para escala de cinzas com espelhamento da imagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário