Botswana, Foto T.Abritta, 2008

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

A dor e o papelório


          Muitos não entenderão a relação entre dor e papelório.  Nas primeiras páginas do conto Memória Intrusa, publicado em Os Meus Papéis, metaforicamente falo desta relação:

A pilha de livros, recortes de jornais, artigos e anotações avoluma-se sobre a mesa.  Já começa a “escorrer” e derramar-se sobre o chão como um rio de papéis.  Naquele canto, livros de Neruda – páginas e mais páginas marcadas com pedaços de papel.  Adiante, obras de Saramago, ensaios de Susan Sontag e várias edições do conto A Galinha Cega, de João Alphonsus.  No sofá, pastas com compilações do poema O Guesa e até mapas, bem como obras sobre Geografia e até fotografias de viagem. 
          Muita confusão.  Tal peregrino de verdades duvidosas, procurava um rumo entre tanto papelório...

          No decorrer de nossas vidas acumulamos tantos objetos, papéis, livros etc.  Muitos sem interesse geral.  São mais peças sentimentais, referências de nossa memória. 
          Nos últimos anos transformei grande parte deste espólio em crônicas publicadas em livros e jornais.  Mas o resíduo, tanto digital, como físico ainda é grande.  Aos poucos vou rasgando papéis, que mesmo sabendo da sua inutilidade, causam grande dor.  Posso me despedir de apenas  alguns por dia
          Ontem a dor foi maior, pois resolvi pedir o cancelamento do e-mail do meu antigo trabalho que estava inativo há muito tempo. 
          Examinei a caixa de mensagens, pessoas há tanto tempo desaparecidas lá estavam, com suas palavras, vivas como nunca. 
          Não resisti e copiei algumas das mensagens.  Abaixo reproduzo duas delas.  Uma gratificante e outra mostrando a indignidade humana:

Ler também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário